terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Brazucas no Canadá!



Olá queridos!!
Voltei! Estou tentando escrever este post desde sexta passada mas a gente chega em casa só a capa!Essas fotos são do jantar brazuca que oferecemos aos nossos pais adotivos daqui! Estes dois na foto são Marcia & Nizam. sem a ajuda deles...bem, vocês já sabem!
Enfim, marido já cozinhou feijão! Comemos este peixe assado com manteiga de ervas! Delicioso. Aprovadíssimo pelos nossos convidados.
No domingo fomos almoçar com o casal Frozen Bossa Nova (Larissa & Dario). Conhecemos a Aimê e o Enzo que são duas crianças adoráveis! Dario fez estrogonofe e brindamos com um delicioso BC wine cabernet. Este casal é nota 1000! Nos sentimos já entre amigos. Aproveitando o almoço, conhecemos também a Chocólatra (Carla)e o Gustavo e a Dani. Foi uma tarde maravilhosa! Thank you guys!!
Depois pegamos o sea bus, o skytrain e um ônibus e chegamos na casa dos Ursos (Ronaldo & Ale). Ô gente boa!! Fomos super bem recebidos também e conhecemos mais uma galera!! Camila & Bruno (que são nossos vizinhos em Burnaby), Alice e Rafael (que são de Bsb), Vivian e Saulo (São Paulo), A Renata, Edilson (e a filhinha deles que é a coisinha mais fofinha!) e Estevam & Ilse (Piauí). A Renata & Família e o Estevam já tínhamos conhecido no sábado aqui no Metrotown). Todos são pessoas muito agradáveis e com muito a compartilhar. Comemos pizza e trocamos um mihão de informações.
O que eu achei mais interessante é que se você não tiver o máximo de informações possivel sobre aonde ir e como começar a vida como imigrante, você pode se atrapalhar e muito. Como não havíamos recebido o tal livreto com endereços de agências de apoio ao imigrante, não sabíamos como achar tais lugares para conseguir aqueles cursos gratuitos de primeiros socorros,de aprender a fazer currículo, etc...
Já na segunda-feira, fomos a uma dessas agências, a SUCCESS. Descobrimos uma aqui em Burnaby pertinho de casa. Na recepção tem 2 pessoas que não souberam nos dizer absolutamente nada! Ela apenas de dão um cartão para você marcar um encontro com alguém da área de emprego ou da área de adaptação na cidade. Pegamos o cartão e marcamos uma entrevista para o mesmo dia as 4 da tarde na área de emprego. Como a Vancouver Career College (privado e talvez mais caro) é do lado, fomos lá dar uma olhadinha nos cursos profissionalizantes. Excelentes. Caros. Amanhã tenho um encontro marcado com uma supervisora de cursos do Vancouver Community Center (público e talvez mais barato). Depois conto o desfecho. Enfim, fomos super bem recebidos na Success e preenchemos uma ficha com algumas informações pessoais (graduação, área de interesse, etc). A moça que nos recebeu virou a nossa case manager e deixou bem claro que a agência vai nos guiar e não achar um emprego pra gente. Eles passam o nosso telefone para alguns empregadores mas isso não nos garante a vaga. Outra coisa: todo o seu histórico de vida brasileiro só vai ser levado em conta depois que o seu empregador te conhecer. Aqui a referência conta muito. Então, é super importante conseguir o primeiro emprego, fazer bonito e ter uma boa referência depois. Ficamos uma hora e vinte minutos com ela e já recebemos instruções para fazer registro em curso que nos ensinará a fazer currículo e a se portar bem nas entrevistas e mais umas coisas que ainda não sei o que são...rsrs... É muita informação! Tô meio perdida ainda...
Vou organizar minha cabeça e depois da minha entrevista eu escrevo para vcs para compartilhar o nosso plano de ação!!
beijks mil e boa semana,
Carina & Victor

Um comentário:

  1. Muito legal Cá!!!
    que bom que vc já conheceu bastante gente e que está já se ocupando com os cursos!! Rapidinho estarão empregados e 100% adaptados.
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir